Sindhospi realiza 1º Workshop sobre Segurança do Paciente e Acreditação
I workshop sobre segurança do paciente e acreditação

Foi realizado, nesta sexta-feira (10), o primeiro workshop sobre Segurança do Paciente e Acreditação. O evento contou com a participação de representantes de conselhos, hospitais públicos e privados, clínicas, laboratórios, órgãos estaduais e municipais ligados à saúde, dentre outras instituições e estabelecimentos, além de profissionais e estudantes das mais diversas áreas da saúde.

Como presidente do Sindicato dos Hospitais (Sindhospi), Dr. Jefferson Campelo deu início às falas relatando a necessidade de conhecer com mais afinco e discutir um tema atual e de importância decisiva para a implementação e a manutenção de serviços de qualidade nos hospitais, clínicas, laboratórios e outros estabelecimentos de serviços à saúde.

O evento teve início com a palestra do Dr. Cícero Andrade, membro da Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (FENAESS). Andrade falou para uma plateia de aproximadamente 150 participantes, ressaltando os desafios que o Brasil enfrenta para cumprir as normas de Acreditação da ANVISA, destacando casos de pacientes que sofreram acidentes fatais e danos ocasionados pela falta de segurança do paciente nos hospitais, consequência da omissão de políticas e gestão. “Todos nós somos responsáveis pela má conduta de profissionais da saúde em suas atividades, porque são erros de sistema, em primeiro lugar, erros de processo, excesso de demandas para os profissionais que já são sobrecarregados. Enquanto não pusermos o paciente como eixo de nossas preocupações, não conseguiremos atingir nossos objetivos, enquanto profissionais da saúde, como diretores e gestores de hospitais e não seremos atendidos com respeito e dignidade como pacientes”, ressaltou.

Fernando Rinaldo foi o segundo palestrante a conduzir os trabalhos para a incrementação dos conhecimentos de gestão no setor de saúde. Em sua conferência, expôs uma série de fatores que levam hospitais e estabelecimentos de saúde a se destacarem no setor ou a fracassarem em seus objetivos. “Acredito que temos, no Brasil, profissionais de excelência tão ou maior do que de outros países estrangeiros, no entanto, não dispomos do mesmo sistema e dos mesmos processos de atuação. Enquanto eles (profissionais e gestores de países de primeiro mundo) só atuam com selos de Acreditação, estamos ainda em processo de implantação deste modelo e ainda com muitos desafios pela frente. Ao todo dispomos de 465 instituições acreditadas em todo o país”.

Para Cícero Andrade, o modelo de Acreditação será base de permanência das instituições no futuro. “Além de dar mais lucro, um hospital ou um laboratório acreditado tem maior rentabilidade, mais economia. Não tenho dúvidas de que a acreditação seja, no futuro, a condição necessária para a atuação das instituições de saúde no Brasil”.

O workshop sobre Segurança do Paciente e Acreditação acontece em todo o país, por meio da Federação Nacional de Estabelecimentos dos Serviços de Saúde (FENAESS). É a primeira vez que o evento acontece no Piauí. “Tanto profissionais quanto gestores devem ter essa conscientização e observar como devem trabalhar para a implantação do selo de acreditação que começa com a segurança do paciente por meio do Núcleo de Segurança do Paciente nos hospitais. Não é difícil, é trabalhoso. Espero que com este evento, nós possamos aumentar o número de notificação e os núcleos nos estabelecimentos de saúde de todo o Piauí”, finaliza o presidente do Sindhospi Dr. Jefferson Campelo.